
Sobre limpeza de discos de vinil existem opiniões tão divergentes e tão pessoais que o assunto chega quase a ser um dogma religioso.
Alguns afirmam que jamais o disco de vinil deva ser lavado, outros acreditam que a limpeza deva ser feita apenas usando os produtos específicos para isso (quase sempre muito caros e difíceis de serem encontrados aqui no Brasil), ou as máquinas tipo Nitty Gritty ou VPI, outros acham que é suficiente passar um pano ou uma escova antiestática pouco antes de pôr a agulha no discos e ainda outros confiam nas "receitas caseiras", sempre em busca da solução ideal.
Em geral a melhor limpeza possível é feita por sucção, ou seja algo que aspire a sujeira do disco.
O método que vou ensinar é simples, manual e só fruto de muita pesquisa e experiência pessoal. Não tenho a pretensão de afirmar que seja o melhor método de limpeza do mundo e respeito qualquer outro sistema. Afinal, cada um faz o que bem entender com seus próprios vinis. Só posso dizer que, depois de anos, encontrei um método de limpeza ao alcance de praticamente todos e que produz bons resultados.
Então vamos imaginar a seguinte cena: você achou no sótão, num sebo ou ganhou de um amigo/parente,etc. alguns discos que ficaram só Deus sabe onde por muito tempo. Quando abre o celofane que os guarda (se ainda existe) se depara com a triste realidade: os discos estão cheios de pó, sujeira de todos os tipos, na pior das hipóteses mofo. O que fazer?
Depois de alguns anos de experimentação cheguei à conclusão que é bastante fácil remover a sujeira superficial, aquela visível. Para isso, uma simples lavagem com água e detergente neutro (tipo Ypê, Minuano, etc)pode ser suficiente. O problema é que existe um tipo de sujeira invisível nos microssulcos dos lps que é muito difícil de remover. Esta sujeira é a maior responsável pelos "plocs" que se ouvem quando a agulha trilha os sulcos e, impedindo uma correta leitura do sinal gravado nas paredes, acaba por abafar o som.
O meu método utiliza os seguintes produtos que podem ser encontrados facilmente:
- Vinagre claro (o vinagre tem alto poder de limpar e dissolver a gordura, tanto que é usado na limpeza de superfícies plásticas ou acrílicas). No lugar do vinagre, e ainda melhor, porém mais dificil de encontrar, pode ser usado alcool isopropílico, que se encontra nas lojas de eletrônicas e é usado pra limpar placas de computadores, partes eletrônicas, etc.
- Um borrifador
- Um pedaço de veludo sintético (se compra por metro em qualquer loja de tecidos). O veludo sintéticos tem fibras microscópicas que conseguem penetrar nos sulcos dos lps sem danificá-los.
- Detergente para louças de preferência neutro.
- Água destilada (preferir) ou se não tiver, pelo menos filtrada.
Faça uma solução de 50% vinagre branco ou alcool isopropílico e 50% água destilada (ou filtrada) e coloque em um borrifador. Adicione uma ou duas gotas de detergente neutro tipo Ypê. Poucas gotas mesmo, é o suficiente para "quebrar" a molécula da água pra permitir que essa solução entre nos sulcos.
Apoie o disco a ser lavado em cima de uma superfície lisa e não abrasiva (eu uso plástico bolha ou nylon), borrife bem o lp fazendo atenção a não molhar o selo (o vinagre poderia estragá-lo), passe o pano de veludo sintético com movimentos circulares em cima do disco, seguindo a direção dos sulcos (eu faço em sentido horário)até ter atingido toda a superfície do mesmo. Não precisa fazer muita pressão. Enxágue debaixo da torneira com bastante água fria (pode molhar o selo que não tem problema, o simples jato de água não estraga o selo). Repita a operação para o outro lado do lp. Normalmente depois de enxaguar o lado B eu enxaguo de novo o lado A também, visto que ele ficou em cima do plástico que pode conter resíduos da sujeira que acabou de ser removida. Enxágue o pano de veludo e remova o excesso de água para cada disco que for limpar.
Depois de enxaguar os dois lados deixe secar naturalmente ao ar. Não tente secar com algum pano que poderia empoeirar ou sujar os discos de novo.
Eu coloco os discos no escorredor de pratos, como na foto. Leva mais ou menos uma hora para os discos secarem completamente.
Experimente! Garanto que com este sistema aqueles discos imundos que você resgatou perderão a maior parte dos "clicks" e "plocs" que incomodam a audição, o som ficará mais nítido e sua audição mais prazerosa.
Para resultados ainda melhores, comparáveis aos obtidos com as máquinas profissionais, não deixe de ler meu outro artigo sobre limpeza profunda com sucção aqui, neste mesmo blog, sob o título "O pulo do gato na limpeza dos discos de vinil"
E não deixe de comentar os resultados!
Muito interessante sua dica!! Vou experimentar adicionar o vinagre para ver como fica o resultado. Abração.
ResponderExcluirquero saber melhor
ResponderExcluirpara linpar os meus disco
tenho mais de 300. so evangelico
Siga as dicas que eu dei. Dá para obter bons resultados seguindo o post.
ExcluirPara melhores resultados usar um sistema de sucção (estou pensando em adicionar outro post sobre isso).
Boa sorte!
peço a quem nao tiver usando o seu disco evangelico
ResponderExcluirqueira me doar me escreva ou
acesse, denesioaferreira@bol.com.br
amigo pode ser qualquer vinagre claro? porque existem
ResponderExcluirvarios tipos maça alcool etc..
Vinagre branco. Acho que é de álcool mesmo.
ResponderExcluir