"Loved Ones" é um cd de grande elegância e sutileza.
Inteiramente composto de faixas por piano solo ou piano e sax, é uma coleção de 14 clássicos do songbook americano, cada um dedicado a diferentes aspectos da figura feminina, as "amadas" mencionadas no título.
No repertório aparecem "Delilah", "Maria" de West Side Story, "Miss Otis Regrets" de Cole Porter, "Liza" dos Gershwin, "Bess You Is My Woman" de Porgy & Bess, "Angelica" de Duke Ellington entre outras. Todos standards, menos "Dear Dolores", a faixa que encerra o disco, uma linda composição do próprio Ellis Marsalis, dedicada à esposa.
O projeto foi concebido para ser um disco de solo piano, mas, lembra o pianista "... Enquanto eu estava tocando estas músicas, pensei que o som do Branford seria ótimo em algumas delas. Pra mim ele é o músico mais criativo existente hoje".
E pai e filho conseguem realizar um trabalho bem feito, de ótima música, sem divergências geracionais. Música introspectiva, noturna, sem muitas surpresas, mas com a delicadeza e o carinho que somente elas (as "amadas") e a lembrança delas sabem proporcionar.