sexta-feira, 6 de março de 2009

Jazz In Film


Ao longo dos anos Terence Blanchard tem colaborado ativamente com o cineasta Spike Lee em filmes como "Faça a coisa certa", "Mais e melhores blues", "Febre na selva", "Malcolm X" e outros, mostrando uma propensão a um certo tipo de música "narrativa", típica das trilhas sonoras.
Este disco é uma homenagem a grandes autores como Alex North, Bernard Herrmann, Jerry Goldsmith e Elmer Bersnstein.
Seguindo o exemplo de Miles Davis em "Ascenseur pour l'Echafaud", o jazz de Blanchard flui com naturaleza e fascinação, graças também aos magnificos solistas que o acompanham (Joe Henderson e Kenny Kirkland acima de todos).
Memorável sua interpretação de "Chinatown", com o toque mágico do piano de Kirkland (talvez o último trabalho dele antes da morte) e o trompete que respira as tensões do cinema "noir" dos anos '50; a mesma dimensão que se encontra em "The Pawnbroker" de Quincy Jones, em "Taxi Driver" de Herrmann e em "The Subterraneans" de André Previn.
Arranjos em tons crepusculares que dão grande espaço aos sopros para os golpes de mestre de Blanchard e Henderson.
Nos emocionantes 70 minutos do disco tem espaço para a magia de Duke Ellington com "Anatomy Of A Murder", "Degas' Racing World" (um documentário sobre o pintor francês) e dois clássicos ("A Streetcar Named Desire" e "The Man With The Golden Arm").
O cd fecha com "Clockers", do próprio Blanchard: um conjunto de texturas cruzadas que não desmerece perto das composições dos grandes.
Um disco jazz de absoluta beleza.

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