quarta-feira, 12 de junho de 2013

O pulo do gato na limpeza dos discos de vinil (custo/benefício impressionante!!!)

É um fato inegável: a reprodução musical depende muito das condições dos suportes áudio que contém as informações sonoras. Um cd arranhado, um disco de vinil sujo ou até mesmo um pen drive ilegível podem tornar a audição de música um pesadelo quando na realidade deveria ser um prazer.
Pensando em som analógico (os bons e velhos bolachões) desenvolvi esse guia que espero possa ser de ajuda na busca do melhor som possível.
Como já escrevi em outro post, existem inúmeras maneiras de limpar os discos de vinil, e todas buscam o mesmo objetivo: tornar a experiência analógica o mais prazerosa possível. Um disco de vinil, se bem cuidado e em boas condições pode proporcionar um som de altíssima qualidade. Ao contrário do que muitos pensam, os "bolachões" podem manter uma qualidade de som excelente por dezenas de anos, desde que limpos e armazenados em condições ideais. Aqui vou ensinar o método de limpeza que realmente representa o "pulo do gato", que garante resultados comparáveis aos obtidos por lavagem com máquinas profissionais tipo VPI, Nitty Gritty, etc. E isso com uma relação custo/benefício INACREDITÁVEL!
Trata-se de um sistema baseado (como as máquinas acima) em SUCÇÃO. Esse sistema é de fácil realização e garante o mesmo resultado que as máquinas de lavar vinil e o melhor é que você não precisa gastar centenas de dólares por isso!!!
Discos de vinil na maioria dos casos costumam ter uma certa idade. Pela próprias natureza a tendência é acumular estática, poeira, sujeira de todos os tipos e às vezes até mofo que se deposita nos sulcos microscópicos, às vezes de forma invisível, causando uma reprodução cheia de interferências e um som abafado com graves embolados e agudos pouco extensos.
O que é pior é que muitas vezes até discos que ao olho nu o disco se apresentam limpos, sem riscos ou arranhões, mesmo apesar de todo tipo de lavagem, na hora de tocar são um desastre. O som não sai limpo. Isso é porque os demais métodos de limpeza que não sugam a sujeira dos sulcos dos discos não fazem mais do que espalhar a sujeira da superfície de um lugar para outro no disco. Por isso o som continua ruim.
Aqui está o segredo: a SUCÇÃO. Nesses últimos dez anos tentei de tudo (às vezes com discretos resultados), mas nunca encontrei um método que transformasse o som dos discos de vinil tão radicalmente como esse que estou postando aqui.
Em primeiro lugar quero deixar bem claro que esse método não serve para discos surrados, cheios de arranhões ou riscos profundos (contra esses não há remédio, portanto cuide de seus discos!!!), mas com certeza vai dar nova vida àqueles discos sujos ou até mesmo que aparentam estar limpos e que paradoxalmente tem um som horrível, cheio de "plocs", ruídos e com médios/agudos abafados. Esse sistema devolve o prazer do mais puro som analógico. E o legal é que isso pode ser obtido com uma despesa realmente irrisória!

Tudo que você precisa é:
- Um aspirador de pó e água
- Dois borrifadores
- Álcool isopropílico
- Detergente neutro para louça (tipo Ypê, Minuano, Limpol,etc.)
- Água destilada ou deionizada ou purificada (se encontra em farmácias ou postos de gasolina e lojas de produtos automotivos)
- Um pincel de cerdas macias (daqueles usados para pintar paredes, madeira, etc). Eu uso um de 3-4 cm de largura.
- Um pano de microfibras (mas se não tiver não importa)
- Tiras de feltro adesivas (se encontram em lojas de material de construção e são bem baratas)
- Uma superfície lisa que não possa ser aspirada sobre a qual apoiar os discos.

Agora vamos ao trabalho!
Pegue uma terminação de aspirador (eu uso uma em forma de "t", a da foto) e corte tiras de feltro adesivo retangulares para que cubram a inteira extensão da ponta (o aspirador tem que passar na superfície do disco sem causar o mínimo arranhão). Certifique-se de não obstruir o canal aspirante e que o feltro esteja bem fixado ao plástico da ponta do aspirador. Faça um teste passando o aspirador (ligado, obviamente!) em cima de um disco ruim ou em péssimas condições. Veja se o feltro adere à superfície do disco. O disco deve grudar no aspirador. Mexa com movimento circular pra ver se o aspirador passa suavemente sem causar arranhões (não deveria visto que o feltro amortece a fricção do plástico com o vinil).

Agora você precisa fabricar a solução de limpeza.
Essa é a receita que eu pessoalmente uso, que muitos audiófilos do mundo inteiro recomendam e que na minha opinião proporciona resultados sensacionais. Você pode ser mais exigente e encomendar um produto comercial importado tipo Discwasher ou L'art Du Son no Ebay, procurar outras receitas na net ou também nada impede que você crie sua própria receita caseira, utilizando outros produtos. É muito legal experimentar novas soluções e chegar com uma ideia nova!
Misture água destilada com álcool isopropílico na proporção de 70/80% de água e 20/30% de álcool. Faça uma quantidade que seja suficiente a preencher um borrifador. Acrescente uma ou no máximo duas gotas de detergente neutro, (mas não mais que isso!) e chacoalhe. A função do detergente é apenas de quebrar a molécula da água para que ela possa penetrar mais facilmente nos sulcos.
Encha o outro borrifador de água destilada PURA que servirá para o enxágue.

LAVAGEM, ENXÁGUE E SUCÇÃO:
Coloque o disco em cima da superfície lisa com o lado A para cima. Cubra o selo com alguma coisa plástica e redonda para não molhá-lo. Borrife bastante solução de limpeza em cima do disco e com movimentos circulares passe o pincel em volta do disco. Não precisa fazer muita pressão, passe bem levemente. Pode passar nos dois sentidos, você vai ver que se formarão umas pequenas bolhas brancas no disco todo. Você está removendo a sujeira dos sulcos do vinil! Está na hora do enxágue.
Pegue o outro borrifador e enxágue o disco borrifando bastante água destilada. Cuidado com o selo!
Agora a parte melhor, a que faz toda a diferença: a sucção. Ligue o aspirador e segurando o disco pela borda com um pano de microfibras levante o disco e mantendo-o inclinado comece a aspirar rodando o disco com a mão esquerda. Você vai ver que o aspirador sugará o liquido da superfície do disco que ficará limpa e seca em poucos instantes. A medida que o aspirador for secando o disco você vai perceber que ele começa a exercer mais pressão em cima da superfície do vinil. É sinal que o liquido foi completamente aspirado. Duas voltas inteiras são suficientes para deixar o vinil perfeitamente seco. Se no fim do processo ao afastar o aspirador do disco aparecerem umas gotículas, você pode retirá-las absorvendo-as com o pano de microfibras.
Vire o disco e repita o processo para lado B.
Se ao término desse processo o selo estiver seco, parabéns!!! Caso não estiver, espere até ele secar e aí o disco está pronto para ser colocado em seu celofane ou ainda melhor para ser tocado! Em muitos casos porém os selos terão algum resíduo de água. Nenhum problema, deixe secar naturalmente ao ar, é questão de poucos minutos.
Pronto! Agora seus discos tocarão como nunca antes e suas audições serão mais prazerosas! mantenha sempre seus discos limpos. Lave até os discos novos! Sempre lembre-se de armazenar seus discos em posição vertical em um lugar areado e seco.
Espero seus comentários aqui!



Nota: Andei experimentando ainda mais e achei que usar abrilhantador secante para lava-louças (se encontra em qualquer supermercado, o da Sun ou Limpol custam R$ 6 a embalagem de 100ml)é melhor que o detergente comum para pratos, pois trata-se de um produto menos agressivo e que desenvolve o mesmo papel, sendo um tensioativo (ou seja, quebra a molécula da água e tem alto poder limpante). Bastam poucas gotas misturadas a solução de água destilada e álcool isopropílico. Podem experimentar também variando as proporções de álcool e água destilada, tentando diminuir a quantidade de álcool (acho que podemos chegar a 5-10% tendo ótimos resultados!)